quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Escola Referência na Educação de Surdos: ensino adequado aos deficientes auditivos

Olá!
Hoje o programa vai trazer uma entrevista com Magda Bisognin, diretora da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, onde é desenvolvido o trabalho da Escola Referência na Educação de Surdos.

Você também vai conhecer um pouco mais sobre a vida do cantor Renato Russo. O Papo Cabeça traz ainda uma dica de filme e uma mensagem intitulada "Basta um Minuto". E também, na dica de saúde, saiba sobre a hipertensão: suas causas, sintomas e tratamento. Tudo isso e muito mais no programa de hoje!

O Papo Cabeça está no ar!

Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:



Homenagem: Renato Russo

Renato Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de março de 1960. Renato Russo, como ficou mais conhecido, foi cantor, compositor, músico e líder da banda Legião Urbana. É considerado um dos grandes compositores do rock brasileiro.

A primeira banda dele foi o Aborto Elétrico criada em 1978, que durou quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que haviam entre Renato e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que marcou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos assumiu para a sua mãe que era bissexual e em 1988 assumiu publicamente.

Alguns anos mais tarde, em 1982, Renato Russo integra a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996. Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro e 14 Bis.

Você confere três músicas do cantor ao longo do programa.


Dica de Filme: "Terror na Antártida"

Antártida - o lugar mais frio e isolado do planeta. As temperaturas chegam a cair para menos de 48 graus negativos. Os ventos açoitam o gelo a mais de 160 quilômetros por hora. É onde ocorre um dos fenômenos meteorológicos mais mortais do mundo: o whiteout ou escuridão branca. Trata-se de um lugar que não vai deixar saudades para a agente federal Carrie Stetko (KATE BECKINSALE).

A única agente na Estação de Pesquisa Amundsen-Scott, a estada de Stetko no local tem sido não apenas árdua como sem ocorrências. Dentro de três dias, quando a energia na estação será desligada e o Sol se porá para um longo inverno, ela irá embora, com planos de deixar a Antártica para sempre e entregar o distintivo, partindo para uma vida nova.

Mas é aí que aparece um cadáver sobre o gelo, no meio do nada, e Carrie Stetko é lançada em um mistério que deixa todos chocados. Abatido de maneira bizarra e a quilômetros do acampamento, o homem morto é a primeira vítima de homicídio da Antártida, e o primeiro desafio de verdade de Stetko em muito tempo.

Seu trabalho de investigação acaba envolvendo o agente especial Robert Pryce (GABRIEL MACHT), enviado para monitorar o progresso de Stetko no território desgovernado. O caso acaba sofrendo uma terrível reviravolta e um segredo oculto há 60 anos é revelado, transformando Stetko em um alvo em potencial. Pryce pode mostrar-se um poderoso aliado, mas somente se solucionar o assassinato for seu real objetivo.

Faltando poucos dias para que o último avião parta, Stetko terá de correr contra o tempo para resolver o mistério, caso contrário se arriscará a ficar presa no local, com a escuridão — e o assassino — cada vez mais perto. O filme Terror na Antártida é um suspense, de 2009, e, tem a direção de Dominic Sena.


Mensagem: "Basta um Minuto"

Um minuto serve para você sorrir: Sorrir para o outro, para você e para a vida. Um minuto serve para você ver o caminho, olhar a flor, sentir o cheiro da flor, sentir a grama molhada, notar a transparência da água.

Basta um minuto para você avaliar a imensidão do infinito, mesmo sem poder entendê-lo. Em um minuto apenas você ouve o som dos pássaros que não voltam mais. Um minuto serve para você ouvir o silêncio, ou começar uma canção.

É num minuto que você dará o sim que modificará sua vida..., e basta. Basta um minuto para você apertar a mão de alguém e conquistar um novo amigo. Em um minuto você pode sentir a responsabilidade pesar em seus ombros: a tristeza da derrota, a amargura da incerteza, o gelo da solidão, a ansiedade da espera, a marca da decepção e a alegria da vitória...

Quantas vitórias se decidem num simples momento, num simples minuto! Num minuto você pode amar, buscar, compartilhar, perdoar, esperar, crer, vencer e ser... Num simples minuto você pode salvar a sua vida... Num pequeno minuto você pode incentivar alguém ou desanimá-lo!

Basta um minuto para você recomeçar a reconstrução de um lar ou de uma vida. Basta um minuto de atenção para você fazer feliz um filho, um aluno, um professor, seu semelhante... Basta um minuto para você entender que a eternidade é feita de minutos.


História do 20 de Setembro e do tradicionalismo gaúcho

O 20 de Setembro é a data máxima do Estado e do nosso povo. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha - marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense - suas causas e ensinamentos.

A data foi transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996, que estendeu a mesma possibilidade a todos os Estados, o 20 de setembro é uma data que aprofunda o espírito de solidariedade, de ação unitária e coletiva e de patriotismo do povo gaúcho!

O Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul surgiu no ano de 1947, a partir da criação do Departamento Tradicionalista organizado por estudantes da famosa Escola Pública Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, liderado por João Carlos Paixão Cortes.

O Grêmio Estudantil Júlio de Castilhos, sentindo a necessidade da perpetuação das tradições gaúchas, fundou o departamento das Tradições Gaúchas, procurando assim preservar esse legado imenso dos nossos antepassados, constituído do amor à liberdade, grandeza de convicções, representadas pelo sentimento de igualdade e humanidade.


Dica de saúde: hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140 por 90 milímetros de mercúrio, que é a unidade para mensuração da pressão.

Em 90% dos casos essa doença é herdada dos pais, mas há vários fatores que podem aumentar os níveis de pressão arterial, como o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência da pressão alta é maior na raça negra. Aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, é maior entre mulheres acima de 50 anos A incidência também é maior em diabéticos.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.



Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário