terça-feira, 4 de outubro de 2011

Especial: Crianças

Olá!
Hoje o programa vai ser especial sobre as crianças, já que no mês de outubro se comemora o dia delas. A entrevista do Papo Cabeça é sobre a educação das crianças com a pedagoga da Escola Educar-se, Deise Steffanello.

No programa de hoje todos os quadros são relacionados com as crianças. A receita é um delicioso sorvete de banana. E ainda, uma dica sobre os passeios com as crianças e saiba qual a hora certa de brincar. Isso e muito mais no programa de hoje!

O Papo Cabeça está no ar!

Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:



Dica: a hora certa de brincar

Quando o brinquedo é escolhido com cuidado, a brincadeira torna-se um aprendizado. E na infância, até os seis anos de idade, não existe hora certa para brincar. Qualquer hora é hora. Brincar, nesta fase, é uma das atividades mais importantes para a criança.

Ela deve brincar sempre, se possível ao ar livre, com crianças de diferentes idades, com adultos, ou sozinha. Todas essas relações interpessoais farão a criança interpretar e construir o brincar de uma maneira diferente para cada uma delas, diz a psicopedagoga Luciana Pierre.

Na educação infantil os três eixos principais são: o brincar, o cuidar e o educar, que andam juntos e se relacionam. Segundo Luciana Pierre, isso significa que a criança deve brincar à vontade, mas sem esquecer que existem outras coisas tão importantes quanto brincar, como por exemplo, almoçar, tomar banho, escovar os dentes, ir para a escola e dormir.

Porém, todo mundo sabe que criança não tem limite, ainda mais quando se fala em brincar. É só mandar recolherem a bagunça e ir para a cama que começa o drama: “só mais um pouquinho”, “mas eu acabei de começar a brincadeira”, “agora que estava ficando legal”, e por aí vai. A psicopedagoga Luciana Pierre diz que a criança precisa aprender o mais cedo possível que tudo tem limite e que ela deve cumprir todas as suas obrigações, tanto as boas quanto as chatas.

Para a criança pequena há o brinquedo simbólico. Ela estabelece uma relação afetiva com um objeto, por exemplo, um travesseirinho, um bichinho, uma bonequinha, uma caixa de fósforos, um carrinho. Essa brincadeira simbólica permite à criança estar brincando sempre. Mesmo que aparentemente não haja um ‘brinquedo’ num determinado local, a criança inventa esse brinquedo a partir de um objeto, conforme Luciana Pierre. Isso é muito interessante e permite o desenvolvimento da imaginação da criança.


Dica de filme: "A Invenção da Infância"

O sensível documentário de Liliana Sulzbach produzido há quase uma década, ainda é muito atual. Alguns dos aspectos que a diretora destaca em seu curta sobre as disparidades vividas pelas crianças brasileiras de diferentes grupos sociais em diferentes regiões do país tornaram-se, ao longo desses anos, ainda mais polarizados.

A discussão central deste documentário é o ser criança do ponto de vista de várias crianças que dão seu depoimento. Elas pertencem a diferentes grupos socioeconômicos, moradoras de centros urbanos e de regiões agrárias com e sem direito à educação de qualidade, exploradas como força de trabalho e/ou hiperestimuladas por meio de rotinas estafantes que as afastam de viver a infância como uma fase especial da vida.

O documentário A Invenção da Infância está organizado em blocos de discussão sobre a experiência de ser criança no Brasil. Cada vez que a voz em off do narrador Kiko Vaz, aparece, demarca um dos blocos de discussão, a saber: a gênese do conceito de infância e seu desenvolvimento até os dias atuais, forçando os expectadores a questionarem suas concepções sobre a infância com as experiências vividas pelas crianças brasileiras em diferentes realidades sociais.

O documentário A Invenção da Infância, de Liliana Sulzbach, tem 26 minutos de duração e pode ser encontrado no YouTube.


Mensagem: "Você Criança"

Você criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer… é a esperança do que poderíamos ser… é a inocência que deveríamos ter…

Você criança, de qualquer idade, vivendo entre o sonho e a realidade, espargem pelas ruas da cidade, suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca, corre, pula e grita, mostra ao mundo, como se deve viver cada momento, feliz, como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver!
Você é como um raio de luz a iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança, que um dia vai crescer! É a promessa, que vai se realizar!

É a esperança da humanidade se entender! É a realidade que o adulto precisa ver… e também aprender a ser…


Dica: passeios com as crianças

O que os pais devem lembrar: A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podem ficar em companhia de outros adultos, mas sempre devem saber que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com as crianças pequenas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repetir o programa.

As atividades ideais para crianças a partir dos 3 anos são: contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas. Essas são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções.


Receita: sorvete de banana

Ingredientes:
- Uma caixinha de 250 gramas de creme de leite;
- meia xícara de chá de leite;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- meia colher de sopa de suco de limão;
- duas bananas maduras.

Modo de preparo:
Com um garfo, amasse as bananas com o suco de limão. Então, bata-as no liquidificador por três minutos juntamente com o açúcar, o leite e o creme de leite. Preencha forminhas de fazer gelo, ou, ainda copinhos para café descartáveis, com a mistura e leve para o freezer por quatro horas ou até endurecer. Desenforme e sirva em seguida.



Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário