segunda-feira, 13 de junho de 2011

Oficinas da Secretaria de Educação e Cultura para a população santacruzense

Olá!
O Papo Cabeça apresenta uma entrevista sobre as oficinas que a Secretaria de Educação e Cultura oferece para a população santacruzense. Quem fala conosco sobre o assunto é Neusa Maria Stoelbenn, chefe de divisão de fomento a cultura da Secretaria de Educação e Cultura.

Vai ouvir também uma enquete sobre as academias ao ar livre. Vai ficar sabendo como foi o Décimo Quinto Fórum Regional de Saúde Mental. E ainda, na dica de saúde, saiba porque é tão difícil emagrecer. Isso e muito mais no programa de hoje!

O Papo Cabeça está no ar!

Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:



Informações sobre o 15º Fórum Regional de Saúde Mental

Nós do Programa Papo Cabeça gostaríamos de contar aos ouvintes como foi o Décimo Quinto Fórum Regional de Saúde Mental, que aconteceu no dia 18 de maio, em Mato Leitão e reuniu cerca de 800 pessoas. O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em 2011, esta luta, que foi iniciada no Segundo Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, completa 24 anos. Naquele momento o que hoje se conhece como Movimento de Luta Antimanicomial começou a reivindicar uma Reforma Psiquiátrica no país, baseada em práticas e políticas mais humanas de tratamento aos pacientes.


Dica de Filme: a volta de "Conan - o Bárbaro"

O filme Conan - O Bárbaro tem uma nova versão. Desta fez do diretor Marcus Nispel, o mesmo de O Massacre da Serra Elétrica e Sexta Feira Treze. O maior e mais lendário bárbaro de todos os tempos está de volta. Prosperou e evoluiu para oito décadas consecutivas na imaginação do público em quadrinhos, jogos, tela grande e pequena - explorar Conan na Era Hiboriana será como nunca, seu mundo ganhar vida em um filme em 3D colossal, cheio de ação e aventura. A busca feroz do guerreiro cimério começa como uma vingança pessoal, mas logo se transforma em uma batalha épica contra seus rivais Hukking, monstros, e situações impossíveis, Conan é a única opção para salvar as grandes nações da Hyboria de uma invasão sobrenatural. A previsão de estréia no Brasil é em setembro deste ano.


Mensagem: um diálogo entre um menino e seu pai

Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho: - Papai! Quanto o Senhor ganha por hora? O pai, num gesto severo, responde: - Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.

Mas, o filho insiste: - Mas, papai, por favor ... diga quanto o Senhor ganha por hora ... A reação do pai foi menos severa, e respondeu: - Três reais por hora. - Então, papai, o Senhor pode me emprestar um real? O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu: - Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!

Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: - Filho ... está dormindo? - Não, papai. Respondeu o sonolento garoto. - Olha, aqui está o dinheiro que me pediu. - Muito obrigado, papai! ... disse o filho, levantando-se e retirando dois reais de uma caixinha que estava sob a cama: Agora já completei! Tenho três reais! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?

Se você não tem um filho, pense em alguém que você ama...


Academias ao ar livre em Santa Cruz do Sul

A primeira Academia ao Ar Livre de Santa Cruz do Sul foi inaugurada ainda em dezembro de 2010. A estrutura está localizada junto a Praça Siegfried Heuser, ao lado da antiga Estação Férrea, possui 10 equipamentos que estão a disponibilidade de toda a comunidade. No dia 20 de abril, deste ano, mais uma Academia de Ginástica ao Ar Livre foi inaugurada, desta vez na praça do Bairro Arroio Grande. Outras academias devem ser instaladas, uma delas já está sendo implantada no Bairro Verena, e a proposta da Administração Municipal é levar o projeto também para o interior. Os repórteres do Papo Cabeça foram até a Praça Siegfried Heuser para saber a opinião das pessoas sobre a Academia de Ginástica ao Ar Livre. Confira a enquete no bloco 3 deste programa!


Dica de saúde: Por que é tão difícil perder peso?

As causas da obesidade e a dificuldade em emagrecer rapidamente, até hoje não foram totalmente esclarecidas, mas sabe-se que há muitos fatores que causam essa condição, alguns podem ser controlados e evitados e outros não. A principais causas da obesidade são:

Causas genéticas: Algumas pessoas herdam os genes que predispõem as pessoas a acumular gordura em seu corpo, esta é uma causa que é mais difícil de combater.

Causas metabólicas: A quantidade de calorias que você queima pode ser muito de uma pessoa para outra. Algumas pessoas têm um metabolismo que queima mais calorias e outras pessoas possuem um metabolismo que queimam menos calorias, na mesma situação.

Baixa atividade física: A inatividade física é uma das principais causas de seu corpo de armazenar gordura e é difícil perder peso rapidamente. É sabido que a atividade física para emagrecer ajuda a queimar gordura corporal, fazendo muita atividade física, o corpo precisa gastar calorias, de modo que a energia não utilizada acumula no corpo, em forma de gordura.

Má alimentação: Consumir calorias a mais do que seu corpo necessita, faz com que o corpo a retenha em forma de gordura. Por isso, é necessário ter uma dieta equilibrada, que não exceda a ingestão de calorias.


Receita: torta de morango

Ingredientes da Massa: 10 Colheres de Farinha/ 03 Colheres de Manteiga/ 02 Colheres de Açúcar/ 1 Colher de Fermento em Pó/ 02 Gemas/ um quarto de um copo (americano) de Leite. MODO DE PREPARO DA MASSA: Amasse tudo e abra a massa na forma untada com margarina e farinha, leve ao forno para assar.

Para o Recheio você vai precisar: 01 Lata de Leite Condensado/ 02 gemas/ 02 Latas de Leite de Vaca (medida das de Leite Condensado)/ 02 Colheres de Maisena e meia caixa de morango. MODO DE PREPARO DO RECHEIO: Bata os morangos com o leite no liquidificador até ficar bem triturado, misture com os demais ingredientes numa panela e leve ao fogo até cozinhar. Antes de esfriar coloque sobre a massa já assada e enfeite com a outra metade dos morangos da caixa.

A Cobertura vai: 01 Copo de água/ meio Copo de Groselha/ meia Colher de Maisena/ 01 Colher de Açúcar. MODO DE FAZER A COBERTURA da torta de morango: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar, esfrie um pouco e com uma colher vá cobrindo toda a torta, inclusive os morangos.


Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário