terça-feira, 7 de maio de 2013

Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Olá! O Papo Cabeça está no ar, um programa sem preconceitos!  Hoje o programa vai contar tudo sobre o Décimo Sétimo Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo que vai se realizar em Vera Cruz agora no meio de maio. Vai saber também o que a Coordenação Estadual de Saúde Mental prepara para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.   

BLOCO 3  

 História do Fórum Regional de Saúde Mental

Em funcionamento desde 1997, o Fórum Regional Permanente de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo é um movimento social aberto a participação, identificado com a luta antimanicomial. O Fórum surgiu com o propósito de acompanhar, incentivar e fortalecer a implantação da reforma psiquiátrica na região da Décima Terceira Coordenadoria Regional de Saúde, que compreende os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Sinimbu, Mato Leitão, Pantano Grande, Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol, Passo do Sobrado, Vale Verde, Erveiras e Gramado Xavier.

Anualmente, o Fórum organiza um grande encontro, onde, participam mais de 600 pessoas. A cada ano, a atividade acontece em uma cidade da nossa região, durante o mês de maio, pois o Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio.        

 Durante os 17 anos, foram destacados vários temas, tais como a Saúde Mental e Cidadania; Controle Social; Saúde Mental na Família; entre outros.
Desde o terceiro Fórum, acontece todos os anos o tão famoso baile. Para familiares, usuários, trabalhadores e comunidade em geral este é um momento de confraternização. Durante o ano, mensalmente, o grupo se reúne também, na segunda terça-feira do mês, de forma itinerante.

Dica de Filme

O Papo Cabeça traz hoje o filme Garota Interrompida baseado no livro de Susanna Kaysen. Garota Interrompida é uma história verdadeira onde a atriz Winona Ryder interpreta uma garota que vai parar num hospital psiquiátrico em plenos anos 60, onde termina por fazer amizade com outras internadas. Com Angelina Jolie e Whoopi Goldberg. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada.
Susanna foi enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos dois anos seguintes. Ela conheceu um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas. O filme Garota Interrompida é um drama, dirigido por James Mangold. Foi lançado em 1999 e é uma produção americana com duração de 2 horas, indicado para maiores de 14 anos.

Dica de Livro

 
A dica de hoje é o livro Uma Menta Inquieta de autoria da americana Kay Jamison, professora associada de Psiquiatria da Johns Hopkins University of Medicine, com formação inicial em psicologia, é hoje autoridade internacional em transtorno bipolar do humor. A professora Jamison, escreve um livro caprichoso de relatos pessoais, pois vive a experiência dupla de ser cientista na área da psiquiatria e sofrer os transtornos do humor.

Aos vinte e oito anos de idade detonam vivências incontroláveis de exaltação do humor (mania), e de episódios depressivos intensos, culminando anos mais tarde com uma tentativa de suicídio. A autora fala da sua constante tendência em abandonar o lítio, único medicamento capaz de mantê-la “estável” emocionalmente, na confiança em seu médico, os inúmeros amigos e confidentes que congrega, embora sempre esbarrando no preconceito e no estigma clássico de uma doente mental.

A família, a carreira universitária, as viagens de estudo, as consultas, os esportes, a literatura, são dispostos num relato ancorado na paixão. O livro ganha uma conotação de romance, pura emoção, ao se descortinar a fala do coração. A autora se permite viver intensamente os relacionamentos afetivos, casamento, paixão, se mostrando uma amante vivaz, num tom belo de essências de desejo.

No viés do sofrimento psíquico, há dor nas cenas de alucinações, nos delírios, na apatia, na aceleração. São depoimentos exemplares para outras pessoas com sofrimento semelhante e, para os profissionais de saúde mental, orientadores da importância dos tratamentos. Jamison explica que a decisão em escrever o livro foi com o objetivo de contribuir com a desmistificação da loucura. Então fica a dica o livro Uma Menta Inquieta da autora americana Kay Jamison.

Mensagem

Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas. É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade...

Esta mensagem é de Nise da Silveira que foi uma renomada médica psiquiatra brasileira, que dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos. Faleceu no ano de 1999.

Nós da Oficina de Rádio do Caps II, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita.
Agradecemos também aos nosso parceiros da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul, 105.9 FM, que atendem pelo telefone (51) 3056-2994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário