quarta-feira, 17 de abril de 2013

Hortas Caseiras

Olá! O Papo Cabeça está no ar, um programa sem preconceitos!  Hoje o programa vai trazer uma entrevista sobre como podemos aproveitar espaços reduzidos para fazer uma horta caseira ou mesmo um cultivar um pequeno pomar. São dicas e informações que podemos usar no nosso dia a dia, no pátio de casa ou na sacada do apartamento.   
Você vai ouvir na dica de saúde os dez passos para uma alimentação saudável, um guia feito pelo Ministério da Saúde. Uma dica de filme e algumas músicas da antiga de selecionamos para vocês. Isso e muito mais no programa de hoje! Fique ligado na Rádio Comunitária 105.9 FM que o Papo Cabeça está no ar.




Dica de Filme:

O filme Três Histórias, um destino mostra que sempre é possível encontrar alguém para ajudar. Frank é o dedicado pastor de uma pequena igreja, obcecado pelo poder e pela ambição desenfreada em nome do desejo de expandir sua congregação. Jeremias é um garoto nascido numa favela, fruto de uma família desestruturada, que se envolve com o mundo das drogas e do crime. Elizabeth foi criada por uma mãe super protetora, mas, ao encontrar seu grande amor, experimenta uma liberdade para a qual não estava preparada. Três histórias diferentes, três pessoas buscando a mesma resposta para seus dilemas: como traçar um novo rumo na vida? Este filme Três Histórias, um destino é um drama produzido nos Estados Unidos em 2012, direção de Robert Treveiler, duração de 105 min, classificação indicativa 10 anos. Traz no elenco Daniel Zacapa, Traci Dinwiddie e Zoe Myers.

Curiosidade:

Você já ouviu falar em jardins suspensos? E hortas urbanas? É possível que esses conceitos soem familiares, mas que você não saiba muito bem explicá-los. Hoje em dia, são cada vez mais bem vistas iniciativas que procuram agredir menos o meio ambiente e que contribuam para uma melhor qualidade de vida. E uma das medidas que vem se popularizando em centros urbanos é o cultivo de hortas nos terraços de prédios ou em terrenos que estavam abandonados.

Por mais surpreendente que possa parecer, as hortaliças adoram CO², por isso, o fato de serem cultivadas em metrópoles até contribui para a produtividade delas, além de diminuir o efeito das ondas de calor, muito comum nas cidades.  Outra medida que vem ganhando espaço nos centros urbanos é a implementação de jardins suspensos. Refúgios verdes localizados bem no meio do concreto. Exemplos desses jardins podem ser encontrados na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

A ideia de usar o teto do prédio ou da casa para produzir alimentos já pegou mundo afora e começa a engatinhar no Brasil. O futuro é verde para o terraço cinzento de um prédio comercial em Curitiba. Lá do alto, a vista da cidade é bonita, mas o desejo é de que esse não seja mais o principal atrativo da área de 190 metros quadrados. Um projeto de uma organização sem fins lucrativos da capital paranaense quer transformar o topo desse prédio em um lugar para a prática da agricultura urbana, a exemplo do que já acontece em cidades como Chicago, Nova York e Londres.

“A ideia é pensar na produção de alimentos dentro da cidade, aproveitando espaços ociosos”, diz o administrador João Paulo Mehl, um dos membros da equipe multidisciplinar que conta com engenheiros, arquitetos e profissionais de comunicação.  É preciso quebrar a lógica de que alimento só é produzido no campo. Dá para produzir também em pequena escala, em meio metro quadrado ou em vasos na janela da cozinha.

Dica de Saúde:

Para começar não basta escolher alimentos saudáveis, o tipo de preparo do alimento também influencia no risco de desenvolver doenças ou ser saudável. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, por exemplo, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados.

A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência. As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso.
A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer. Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor se forem adotados ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijão.

O Ministério da Saúde lançou o Guia da Alimentação Saudável. Na publicação estão os dez passos para uma alimentação saudável. São eles:

• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.

• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.


• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
• Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Nós da Oficina de Rádio do Caps II, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita.
Agradecemos também aos nosso parceiros da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul, 105.9 FM, que atendem pelo telefone (51) 3056-2994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário