sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O que é e quais os benefícios da Equoterapia?

Olá!
Hoje o programa faz uma entrevista sobre Equoterapia, com a psicóloga e equoterapeuta Jaqueline Müllich Fensterseifer.

O Papo Cabeça também traz uma dica de filme e comenta sobre o problema do alcoolismo nas mulheres. E ainda: você sabe o que é Indice de Massa Corporal? E pra que serve? Pois fique ligado que o Papo Cabeça explica pra você. Tudo isso e muito mais no programa de hoje!

O Papo Cabeça está no ar!


Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:



Dica de filme: "Terror na Água"

Chegando de barco à casa de sua família às margens do lago Louisiana, Sara (Sara Paxton) e seus amigos logo vestem seus trajes de banho para um fim de semana de diversão. Mas quando o jogador de futebol americano, Malik (Sinqua Walls), sai cambaleando da água salgada do lago com o braço arrancado, o humor do grupo subtamente escurece.

Nick (Dustin Milligan), um tímido estudante e candidato à faculdade de medicina se vê cuidando do ferido, administrando os primeiros socorros e informando a Sara que eles não têm nem mesmo um único minuto a perder para levar Malik ao hospital do outro lado do lago. Partindo em uma pequena lancha, os amigos logo descobrem que o lago está cheio de centenas de enormes tubarões carnívoros. Quando o barco quebre no meio da viagem, deixando-os sem cuidados médicos nem meios de pedir ajuda, eles ficam chocados com a descoberta de que tudo foi uma sabotagem deliberada. Enquanto enfrentam horríveis ataques, fica assustadoramente claro que alguém está armando uma trama mortal cujo objetivo é acabar com todos eles.

Com as opções de resgate diminuindo, Sara e os outros lutam para afastar os tubarões, conseguir ajuda e permanecer vivos tempo suficiente para chegar com segurança ao outro lado lago.

Então assista ao filme Terror na Água. Uma produção Americana deste ano, do Diretor David R. Ellis com duração de 1 hora e 31 minutos.


Dica de saúde: o alccolismo entre as mulheres

A mulher é diferente no organismo, no aspecto emocional, e por isso é mais vulnerável aos efeitos do álcool e outras drogas em comparação aos homens. Também, por conta de diferenças em seu papeis sociais, ou por ter responsabilidade como mãe, a mulher resiste mais à procura de tratamento.

Estes são desafios para o tratamento de mulheres, o que exige ainda mais preparo e dedicação no atendimento do público feminino. O atendimento deve ser realizado com toda segurança, respeito, acolhimento necessários para elas.

Para garantir resultado, a doença é tratada a partir das causas biológicas, psíquicas e sociais que levaram a pessoa a desenvolvê-la.

Devido ao aumento de casos de anorexia alcoólica, transtornos alimentares ligados ao consumo de álcool, a preocupação nutricional também é focada no tratamento.

O tratamento reúne etapas importantes, como: desintoxicação; psicoterapia; ressocialização, na qual ela é preparada para o retorno ao lar; e atendimento individual pós-internação.

A prevalência do alcoolismo entre as mulheres ainda é significativamente menor que a encontrada entre os homens. Ainda assim, o consumo abusivo e/ou a dependência do álcool traz, reconhecidamente, inúmeras repercussões negativas sobre a saúde física, psíquica e "social" da mulher.

Dados recentes confirmam que, mesmo que o consumo de álcool seja realmente menor entre as mulheres, seu impacto pode ser maior que entre os homens, avaliado por meio do relato de problemas associados ao álcool.

A identificação do alcoolismo feminino em atendimentos primários de saúde parece ser deficiente e pouco valorizada. Apesar disso, observa-se um crescente aumento do abuso de álcool e de outras drogas ilícitas, como a cannabis e a cocaína, além do já conhecido abuso de anfetaminas. O consumo abusivo de álcool e de outras substâncias já é maior em algumas populações específicas, como entre os adolescentes avaliados em estudos nos EUA. Nessa população, a adolescência representava o período de maior risco de consumo de drogas entre as mulheres, consumo este já significativamente maior que o dos homens para cocaína.


Dica de saúde: IMC - índice de massa corporal

Você já ouviu falar em índice de massa corporal, o IMC? Pois o IMC é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.

O IMC foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, portanto se você quer saber seu índice basta pegar o seu peso e dividir pelo quadrado de sua altura. Se o resultado der abaixo de 17 você está muito abaixo do peso, se der entre 17 e 18,49 ainda está abaixo do peso, já entre 18,5 a 24,99 seu peso está normal, mas se for de 25 a 29,99 você está acima do peso e com resultado maior de 30 já está ficando obeso.

Mas cuidado, há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças, sendo que precisa de gráficos específicos. Além disso, não é aplicável para idosos, para os quais se aplica classificação diferenciada. O IMC é o valor de massa corporea, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.


Receita: gelatina cremosa de morango

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado;
- 2 envelopes de gelatina de morango;
- 1 copo de água quente;
- 1 copo de água fria.

Modo de preparo:
Numa panela coloque um copo de água quente, adicione os 2 envelopes de gelatina de morango e mexa até diluir por completo, em seguida coloque o copo de água fria, e misture, logo em seguida jogue o leite condensado, e misture bem até diluir o leite condensado na gelatina, despeje a mistura numa forma e deixe na geladeira por mais ou menos umas 4 horas e já esta pronto. Está receita rende 6 porções.

DICA:
Se por acaso quiser desenformar a gelatina, basta untar a forma com manteiga, e depois colocar a gelatina e colocar na geladeira logo em seguida, pode desenforma e pode enfeitar a seu gosto.


Vida e obra: o escritor Paulo Coelho

Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1947. Fez seus estudos no Rio de Janeiro. É casado, desde 1981, com a artista plástica Christina Oiticica.

Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e autor de teatro, jornalista e compositor. Escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da musica brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como “Eu nasci há dez mil anos atrás”, “Gita”, “Al Capone”, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.

Foi diretor da companhia discográfica CBS e do jornal Express Underground, professor de teatro e secretário de redação do jornal O Globo. Fundou a Revista 2001.

Atualmente, tem uma coluna semanal em O Globo, e em outros 48 jornais brasileiros. Escreve também para jornais do México, Argentina, Chile, Bolívia, Polônia, Itália, Espanha, Venezuela, Grécia, Taiwan, Romênia, Alemanha e mais dez países.
Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais.

Como escritor, ocupa as primeiras posições no ranking dos livros mais vendidos no mundo. Vendeu, até hoje, um total de 100 milhões de livros, em mais de 150 países, tendo suas obras traduzidas para 66 idiomas e sendo o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos.

Fique agora com algumas frases de Paulo Coelho.

"Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada".

"Você foi a esperança nos meus dias de solidão,a angústia dos meus instantes de dúvida, a certeza nos momentos de fé".

"Não devemos julgar a vida dos outros, porque cada um de nós sabe de sua própria dor e renúncia. Uma coisa é você ACHAR que está no caminho certo, outra é ACHAR que seu caminho é o único!".



Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário