segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os riscos da automedicação e informações importantes sobre o uso de remédios

Olá!
O Papo Cabeça entrevista a farmacêutica Rosangela Marques, que nos traz muitas informações sobre uso de medicamentos, em especial, sobre o risco da automedicação, ou seja, a prática de ingerir medicamentos sem aconselhamento ou acompanhamento de um profissional de saúde qualificado.

No programa de hoje, você vai ouvir também curiosidades sobre a Catedral São João Batista e dicas para ficar longe das doenças que vêm com o inverno. E ainda vai conhecer as maneiras de se fazer café e uma interessante mensagem.

O Papo Cabeça está no ar!

Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:


Curiosidades: Catedral São João Batista

Localizada na zona central da cidade, em frente à praça Getúlio Vargas, a catedral São João Batista é um dos maiores templos da América do Sul em estilo neogótico. Suas dimensões são: 80 metros de comprimento, 38 metros de largura, 26 metros de altura na nave central e suas torres alcançam 82 metros.

A construção começou em 1º de fevereiro de 1928 sob a orientação de Simão Gramlich, autor do projeto, e posteriormente sob liderança do engenheiro Ernesto Matheis.

Em 2 de agosto de 1936 a igreja foi entregue ao público, mas o acabamento da obra só ocorreu em 1977 com a construção de duas torres maiores e 66 menores, além da colocação do reboco do lado leste.

Desde 1959, com a criação da diocese de Santa Cruz do Sul com jurisdição sobre diversos municípios, a igreja passou a se chamar Catedral São João Batista.


Dica de saúde: evitando as doenças do inverno

Problemas respiratórios, alérgicos e doenças de pele são mais comuns no inverno. Também aparecem com maior freqüência algumas situações de risco. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde dá dicas para manter a saúde no tempo frio.

  • Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados costuma-se sentir calor, porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças. Agasalhe-se antes de sair ao “ar livre”;

  • Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos;

  • Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;

  • Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio;

  • As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pêlos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos;

  • As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários. Pacientes com antecedentes, como bronquite e rinite, costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e, claro, seguir suas recomendações;

  • Atenção ao sol. Mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver “limpo”;

  • Tome muito cuidado com as crianças pequenas na cozinha. Evite que brinquem neste ambiente, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes causam graves acidentes. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

Receitas: diversas maneiras de se fazer café

As Máquinas de Espresso, têm uma Moagem Fina e a Torra escura / Média escura. Hoje no mercado existem vários tipos de máquinas de café expresso. O bom funcionamento da máquina deve gerar vapor e pressão suficientes de modo a extrair o precioso sabor dos grãos. Um belo expresso é preparado em 25 segundos, sendo 7 gramas de pó de café para 50 ml de água.

A Mocha ou Cafeteira Italiana tem Moagem média grossa e a Torra de sua escolha. Esta cafeteira possui duas câmaras e um filtro de metal que abriga o pó de café e é encaixado entre as duas partes. Encha a parte inferior da cafeteira com a quantidade recomendada de água, coloque a quantidade de café pedida no funil e encaixe na parte inferior, em seguida enrosque na parte superior e leve ao fogo para ferver. Quando a água ferve, o vapor umedece o pó, passando para a parte de cima e o café está pronto para ser servido.

A Cafeteira Elétrica com Filtro de Papel tem a Moagem fina e a Torra de sua preferência. A cafeteira elétrica garante a temperatura correta da água antes de passar pelo pó e possui uma placa sobre a qual a jarra de café se conserva aquecida. Nunca deixe o café descansando na jarra sobre a placa por mais de 20 minutos, pois este mesmo café irá amargar com o tempo. Use em média de 6 a 8 colheres de sopa para 1 litro de água. Aqueça a água até o inicio do ponto de ebulição. Para coar, derrame o pó de modo a manter constância no coador. Nunca encha até a borda, muito menos mexa com uma colher.

O Coador de Tecido precisa de uma Moagem fina e Torra de sua preferência. Muito usado antigamente pelas nossas avós, este método é similar ao filtro de papel, porém, o filtro de papel retira os óleos do café deixando um café menos saboroso e o coador de pano não retira os óleos deixando um sabor mais acentuado. Só provando para sentir a diferença de ambos. Após usar o coador de pano, nunca lavar com sabão, apenas com água quente e deixar de molho em água quente para eliminar possíveis contaminações.

O espresso é uma bebida de origem italiana, em francês é chamado de café Express e em inglês como Italian espresso ou espresso coffee. No Brasil é conhecido como expresso, com x, porém como a técnica de extração utilizada pela Academia de Barista é italiana chamamos o nosso café de espresso, com s. As informações são da barista, que é a pessoa especialista em café, Silvia Magalhães.


Mensagem: a vida e suas lições

Você receberá um corpo. Poderá amá-lo ou odiá-lo, mas ele será seu todo o tempo.

Você aprenderá lições. Você está matriculado numa escola informal de tempo integral chamada Vida. A cada dia, terá oportunidade de aprender lições. Você poderá amá-las ou considerá-las idiotas e irrelevantes.

Não há erros, apenas lições. O crescimento é um processo de ensaio e erro, de experimentação.

Cada lição é repetida até ser aprendida. Ela será apresentada à você sob várias formas. Quando você a tiver aprendido, passará para a próxima.

Aprender lições é uma tarefa sem fim. Não há nenhuma parte da vida que não contenha lições. Se você está vivo, há lições a serem aprendidas e ensinadas.

Os outros são apenas espelhos. Você não pode amar ou odiar alguma coisa em outra pessoa, a menos que ela reflita algo que você ame ou deteste em você mesmo.

O que você faz da sua vida é problema seu. Você tem todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que você faz com eles não é da conta de ninguém. A escolha é sua.

As respostas para as questões da vida estão dentro de você. Você só precisa olhar, ouvir e confiar.


Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário