quarta-feira, 11 de maio de 2011

15º Fórum de Saúde Mental e a luta antimanicomial

Olá!
O Papo Cabeça apresenta uma entrevista com Solange Simon, coordenadora da comissão do Fórum de Saúde Mental sobre o 15º Fórum Regional de Saúde Mental que vai comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece no dia 18 de maio.

Você vai ouvir também uma poesia intitulada Minha Janela. E ainda uma dica de saúde sobre a importância do suplemento de cálcio para elevar os níveis de colesterol bom. Isso e muito mais no programa de hoje!

O Papo Cabeça está no ar!

Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:



Dia 18 de maio: o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em 2011, esta luta, iniciada no segundo Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, completa 24 anos. Naquele momento, os profissionais recusaram o papel de agentes da exclusão e da violência institucionalizadas, que desrespeitavam os mínimos direitos da pessoa humana, e inauguraram um novo compromisso em busca de uma Reforma do modelo, das práticas e da política de atenção à saúde mental no país.

A causa se tornou eixo de um amplo movimento social. Como um de seus resultados, temos hoje a definição legal da Reforma Psiquiátrica, ainda em fase de implementação. O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como a data de comemoração no calendário nacional brasileiro, porque este dia remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, em São Paulo.

Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS. Está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.


Poesia: "Minha Janela", de José Olímpio Amaral

Agora tão distante
de tudo aquilo que nos fortalece
outrora bem de frente
com a coragem de estar aqui.

O tempo passou tão depressa
como o vento que apagou as velas
e nos deixou nesta escuridão.
A vida passava lá fora
e pelas frestas da minha janela
eu olhava com medo que fosse tudo em vão.

Agora tão distante
de tudo aquilo que eu sempre quis
outrora apenas um sonho
uma vida inteira para ser feliz.

O tempo passou tão depressa
e ainda assim cumprimos nossas promessas.
Já não preciso mais do teu perdão
a vida ainda passa lá fora
e minhas janelas estão todas abertas
não há mais medo e nem solidão.


Dica de saúde: suplementos de cálcio e o aumento no nível do colesterol bom

Suplementos de cálcio podem aumentar os níveis de HDL, o colesterol "bom", em mulheres na pós-menopausa, segundo pesquisadores da Nova Zelândia. A equipe da Universidade de Auckland, separou 223 mulheres em dois grupos. Durante um ano, parte delas ingeriu 1 grama de cálcio diariamente, e o restante tomou placebo (que são pílulas de farinha). A média de idade das participantes era de 72 anos e nenhuma tinha sido tratada para colesterol alto ou osteoporose.

Os cientistas mediram os níveis do colesterol "ruim" e o do colesterol bom no início do estudo. O exame foi repetido dois, seis e 12 meses mais tarde. No final da pesquisa, constatou-se que a taxa de colesterol bom e a proporção entre o bom e o ruim haviam aumentado mais entre as participantes que tomaram o suplemento de cálcio que entre as voluntárias que consumiram placebo.

Em média, as mulheres que tomaram cálcio apresentaram uma elevação de 7% nos níveis de colesterol bom, verificou a equipe. Os suplementos de cálcio não produziram efeito sobre as taxas de triglicerídios, outro tipo de gordura, indicou a pesquisa. Os resultados representam mais um motivo para estimular as mulheres que já passaram pela menopausa a tomar cálcio.


Curiosidades: Sistema Solar

Você sabia que o Sol tem aproximadamente 99.9% de toda a matéria do sistema solar? O sistema solar é composto de: uma estrela - o Sol, núcleo do sistema, que controla o movimento dos planetas e de outros astros; 9 planetas - com seus 32 satélites; milhões de asteróides e milhões de cometas.

A Terra é o único planeta do sistema solar que tem água em estado líquido! A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para desenvolver-se: temperatura entre zero e 100 graus centígrados - água em estado líquido, e de uma atmosfera que permita a respiração.

Você sabia também que as marés são provocadas pela força de atração solar e lunar que ora se opõem e ora se combinam? Quando o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação à Terra, essas forças de atração tendem a anular-se, produzindo as marés de amplitude mínima ou marés baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha, a atração se torna exagerada e provoca as marés de grande violência.


Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário