quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Planejamento Familiar


Este programa trata do tema planejamento familiar, para muitos considerado tabu.

A Enfermeira Naiara Koch, Coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde e Coordenadora do Planejamento Familiar do município de Santa Cruz do Sul esclarece as muitas dúvidas sobre o assunto.

Bloco 1:

Bloco 2:


Bloco 3:



Curiosidade:

Você sabe quem foi Marechal Floriano Peixoto, uma personalidade que dá nome a uma das ruas mais bonitas e conhecidas de Santa Cruz do Sul?

Marechal do Exército, eleito Vice-presidente da República no período de 1891 a 1894. Passou a exercer a Presidência da República na renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca. Nasceu em 30.04.1839, em Alagoas, e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 29.06.1895. Ingressou na Escola Militar, teve parte ativa em vários combates na Guerra do Paraguai, sobressaindo-se em bravura e coragem. Seu temperamento bravo o nomeou Marechal de Ferro, sendo substituído em 5 de Novembro de 1894, na Presidência da República, por Prudente de Morais. Seu nome completo: Floriano Vieira Peixoto.


Uma deliciosa receita de Pão de Feijão e muito fácil de preparar!


Preste atenção nos ingredientes:

- 1 kg de farinha de trigo;

- 1 xícara de feijão cozido e liquidificado; .

- 3 colheres (sopa) de açúcar;

- 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco;

- 700 ml de água morna.


Modo de preparar o Pão de Feijão:

Colocar todos os ingredientes numa bacia, menos a farinha e a água. Misturar bem, juntando a farinha, aos poucos, alternadamente com a água, até que resulte em uma massa maleável. Deixar em repouso, para crescer, até que dobre de volume. Colocar para assar.


Você sabia que as crianças também podem sofrer de sintomas de stress?

Segundo a revista VEJA, tontura, vômito, dor de barriga, dor de cabeça, sono agitado, insônia, pesadelos, dores musculares e uma série de outros sintomas físicos comuns na infância podem ocultar problemas de relacionamento, insegurança, depressão e stress.

As consequências emocionais se traduzem em nervosismo, medos, irritação e a impaciência. As mudanças comportamentais incluem a agressividade, a passividade, a dificuldade de relacionamento, as alterações no apetite - incluindo o aumento no consumo de doces - e o choro sem motivo.

A rotina atribulada é apontada como uma das principais causadoras da tensão entre os pequenos. Devemos estar atentos para o fato de que a criança às vezes mente, diz que tem dor de barriga ou dor de cabeça, apenas para não fazer alguma atividade. O fato é que não importa se ela está inventando ou não. O importante é descobrir porque a criança está fazendo isso. Se os pais desconfiam que as queixas podem não ser reais, devem conversar com as crianças. Ela só vai fazer isso se não estiver bem. É preciso descobrir o que está havendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário