quarta-feira, 7 de julho de 2010

Programa 5 - A Maravilha da Arte e das Pinturas

Este é um programa sem preconceitos!

Neste quinto programa, você vai saber um pouco mais sobre a maravilha da Arte e das Pinturas, em uma entrevista com a Professora Márcia Maróstega, do programa UNIARTE da UNISC.

Vai saber um pouco mais sobre Pablo Picasso. Já ouviu falar dele?

Tem também uma receita Espanhola de Tortilla de Batatas!

A música deste programa é Don't, do Elvis Presley.


Mensagem:

Deus é, sobretudo, um artista. Ele inventou a girafa, o elefante, a formiga. Na verdade, Ele nunca procurou seguir um estilo – simplesmente foi fazendo tudo aquilo que tinha vontade de fazer”.

Esta frase é de Pablo Picasso!

Picasso nasceu em 25 de outubro de 1881, em Málaga ( na Espanha), e morreu em Mougins (na França), em 08 de abril de 1973, com 91 anos de idade. Pintor, desenhista, escultor, ceramista e escritor, adquire a notoriedade por volta de 1920.

Filho de um professor de Desenho e Pintura, deslocou-se ainda jovem para Barcelona, onde estudou Belas-Artes e pintou seus primeiros quadros de tendência acadêmica, entre os quais se destaca Ciência e Caridade (1897). No início do século XX, partiu para Paris, cidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo). Na primavera de 1907, pintou na capital francesa As Senhoritas de Avignon, quadro com que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, e inicia, assim, seu período cubista. Entre 1908 e 1911, desenvolveu sua fase analítica por meio da decomposição das formas, especialmente de paisagens como as de Horta d'Ebre, ao mesmo tempo que reduz a sua gama cromática aos cinzentos. Em 1912, interessou-se pela técnica da colagem: Natureza Morta com Cadeira de Palha, com que inicia também sua passagem para o cubismo sintético, no qual prevalece a reconstrução do objeto através de seus planos essenciais. Ao mesmo tempo, sua gama cromática amplia-se de novo, como se observa em Natureza Morta Dentro de uma Paisagem (1915). Depois de passar por uma fase realista e outra com influências surrealistas, a guerra civil imprimiu uma marca profunda em sua produção. Assim, o bombardeamento da cidade de Guernica levou-o a criar Guernica, exposto no pavilhão espanhol da Exposição de Paris em 1937, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadro Matanças na Coréia (1950). A partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: Mulheres de Argel, de Delacroix (1955), As Meninas, de Velásquez (1957), ou Merenda Campestre, de Manet (1960).


E para homenagear a cozinha Espanhola, do país de origem de Picasso, segue uma receita especial para você!

Tortilla Espanhola de Batatas

Ingredientes:

- 1 kg de batatas descascadas;
- 250 ml de azeite de oliva;
- 250 g de cebola em rodelas;
- 6 ovos;
- sal a gosto.

Modo de preparar a Tortilla Espanhola de Batatas:

Corte as batatas em rodelas. Aqueça o azeite numa frigideira funda, de preferência antiaderente, e frite as batatas por cerca de 10 minutos. Retire com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel para escorrer. Adicione sal a gosto e reserve. Frite no mesmo azeite as cebolas, até ficarem macias. Retire com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel para escorrer. Adicione sal a gosto e reserve. Numa tigela, bata bem os ovos e tempere com sal. Elimine o excesso de azeite da frigideira, coloque os ovos batidos e junte as batatas e as cebolas. Espalhe bem e cozinhe em fogo médio, soltando as laterais de vez em quando e sacudindo para não grudar o fundo. Quando a parte de baixo estiver dourada e firme, vire a tortilla, com o auxílio de uma tampa de panela ou de um prato, e coloque de novo na frigideira para cozinhar do outro lado, repetindo o procedimento. Retire da frigideira e sirva quente ou fria. Se preferir, corte a tortilla em pedaços menores e sirva sobre fatias de pão.

Atenção: Esta receita rende de 6 a 8 porções.


Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:


Participe do nosso programa.

Envie um comentário no blog pedindo sua música, indicando pautas, ou algum poema seu, entre outras coisas. Participe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário