segunda-feira, 5 de julho de 2010

Programa 4 - As novas tecnologias

Olá! Temos mais um Papo Cabeça, um programa sem preconceitos.

Neste 4º programa, você vai saber um pouco mais sobre as maravilhosas tecnologias e o mundo da internet, numa conversa com o professor Paulo Pinheiro, do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).


Tem também uma dica de filme, uma receita de Sopa Canadense de Queijo, um poema e uma música (Garota de Ipanema ) de Vinícius de Moraes.


Dica de filme:

Embora seja do ano de 1999, o filme MATRIX, é ao mesmo tempo uma ação e uma ficção científica. Tem como tema a luta do ser humano, por volta do ano de 2200, para se livrar do domínio das máquinas que evoluíram após o advento da Inteligência Artificial. Em um recurso extremo para derrotar as máquinas, a humanidade cobriu a luz do Sol para cortar o suprimento de energia das mesmas. Mas elas adotam um solução radical: como cada ser humano produz, em média, 120 volts de energia elétrica, começam a cultivá-los em massa como fonte de energia. Todos os seres humanos são conectados a um programa de computador, chamado Matrix, e vem daí o nome do filme.

Se você ainda não assistiu, assista! Para ver quem vai controlar quem: se as máquinas controlam os humanos, ou se os humanos podem controlá-las!


Uma deliciosa receita de Sopa Canadense de Queijo, que rende de 6 a 8 porções.

Ingredientes:

½ xícara de (chá) de queijo fundido cortado em cubinhos
½ xícara de (chá) de salsão (aipo) bem picados
3 colheres de (sopa) de manteiga ou margarina
½ xícara de (chá) de farinha de trigo peneirada
½ xícara de (chá) de cebola bem picada
4 xícaras de (chá) de caldo de galinha
½ xícara de (chá) de cenoura ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 xícaras de (chá) de leite

Modo de Preparo:

Numa panela, coloque a cebola e a manteiga e deixe refogar durante alguns minutos. Junte a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre. Adicione o caldo de galinha, a cenoura, o salsão, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo brando e mexa até que a mistura engrosse. Abaixe o fogo e adicione o queijo. Mexa até derreter. Cozinhe durante 15 minutos em fogo brando.


Mesmo com todas estas novidades tecnológicas que falamos hoje, alguns artistas antigos continuam com alta popularidade, como o poeta e compositor Vinicius de Moraes. Que vamos relembrar no programa de hoje.


Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, em uma família amante das letras e da música, e seguiu as duas vocações. Ainda no colégio, começou a compor com os amigos e juntos tocavam em festinhas. Nos anos 30, gravou suas primeiras 10 músicas, e em 1933 publicou seu primeiro livro de poemas, "O Caminho para a Distância". Sua carreira como músico é impulsionada a partir das décadas de 50 e 60, quando conhece alguns de seus parceiros, como Tom Jobim e Edu Lobo. Fez letras para algumas das músicas mais importantes do movimento da Bossa Nova, como a conhecidíssima "Garota de Ipanema". Apesar do sucesso com a música popular, Vinicius jamais abandonou a poesia, tendo inclusive gravado discos em que recita suas obras. Depois de sua morte, em 9 de julho de1980, diversos shows-tributo foram apresentados, ao longo dos anos, assim como coletâneas e biografias.


Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:


Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita.

Tchau e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário