quarta-feira, 19 de junho de 2013

Acidentes na Construção Civil

Olá! O Papo Cabeça está no ar, um programa sem preconceitos! Hoje o programa vai fazer uma entrevista sobre acidentes de trabalho de operários da construção civil.
Tem ainda a dica de filme e uma dica de livro do escritor gaúcho Josué Guimarães. O Papo Cabeça vai trazer uma curiosidade sobre a vida dos tubarões. E, também vai falar sobre o evento que, ocorreu no dia 14 de maio, em comemoração a Luta Antimanicomial. Tudo isso e muito mais no programa de hoje! Fique ligado na Rádio Comunitária 105.9 FM que o Papo Cabeça está no ar.

BLOCO 1     BLOCO 2    BLOCO 3


DICA DE FILME 

O filme João e Maria: Caçadores de Bruxas traz a história dos jovens João e Maria que foram abandonados pelos pais numa sombria floresta e acabam indo parar na casa de uma malvada bruxa. Mas o que parecia ser o fim acabou se tornando o começo de uma vida cheia de aventuras, já que eles eliminaram a malvada bruxa e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, João e Maria já adultos, interpretados por Jeremy Renner e Gemma Arterton, são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas.

 CURIOSIDADES

Existem mais de 480 espécies de tubarões. Cerca de 88 já foram vistas na costa brasileira. A menor é o tubarão-pigmeu, com apenas 10 cm e, a maior espécie é o tubarão-baleia, que pode chegar a 15 metros e 20 toneladas,.
Por falar em tubarão-baleia, você sabia que esse gigantesco animal se alimenta apenas de plâncton? O tubarão é uma das espécies marinhas mais primitivas, com mais de 200 milhões de anos. Eles possuem audição e olfato superior aos dos seres humanos.
Os tubarões são capazes de sentir o cheiro de uma gota de extrato de peixe num raio de 2 mil metros, além de que conseguem cheirar uma gota de sangue em 100 partes de água. Tem também a capacidade de ouvir sons longínquos e captar sete vezes mais tonalidades de cores do que nós.
Os tubarões não tem ossos. Ao invés de ossos, eles possuem cartilagem. Eles são capazes de viver até 60 anos. Algumas espécies de tubarões possuem o fígado enorme. O fígado é responsável por cerca de 10% de todo o seu peso. Já foram encontrados tubarões com fígado de 1,5 metros de comprimento, e cerca 1 metro de largura.
Os tubarões são parentes das arraias. Das 480 espécies, apenas 30 atacam seres humanos. A média de ataques de tubarões contra humanos é de 70 a 100 ao ano no mundo inteiro. O número de vítimas fatais é de 15. Considerado um dos mais perigosos, o tubarão-branco pode medir 7,1 metros, pesar três toneladas e comer cerca de seis quilos de carne por dia. Leões marinhos, focas e golfinhos são os seus pratos prediletos.

 DICA DE LIVRO
  
A dica de livro de hoje é Camilo Mortágua. Neste romance, Josué Guimarães conta a decadência de uma família de pecuaristas da fronteira gaúcha, com as suas misérias e grandezas. A história de Camilo Mortágua visa reproduzir o drama de dezenas de famílias gaúchas que, baseando seus rendimentos na exploração de rebanhos na fronteira, levaram suas vidas luxuosas na capital do Estado, num fausto que fez época e que, com o passar do tempo, terminou por arruiná-las. Josué Guimarães busca traçar um perfil preciso de seus personagens, mesclando fantasia e realidade. São homens e mulheres que se movimentam com independência na trama de suas vidas. Vencedores e perdedores; amores intensos e solidão; poder e miséria.

Nós da Oficina de Rádio do Caps II, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita.
Agradecemos também aos nosso parceiros da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul, 105.9 FM, que atendem pelo telefone (51) 3056-2994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário