sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como se alimentar melhor?

Olá!

O programa de hoje vai fazer uma entrevista sobre nutrição com a nutricionista Liana Martini.

O programa vai dar dicas de filme, de alimentação e músicas. Além disso, também vai falar sobre as cores de alguns alimentos e seus benefícios. Tudo isso e muito mais no programa de hoje!

O Papo Cabeça está no ar!

Bloco 1:



Bloco 2:



Bloco 3:




Dica de saúde: as cores dos alimentos podem indicar seus benefícios

Alimentos vermelhos podem ajudar para evitar doenças como o câncer e para melhorar a circulação. São exemplos de alimentos vermelhos o morango, o tomate e a melancia.

Já os alimentos brancos são ricos em cálcio e potássio, eles contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos e no funcionamento do sistema nervoso. Tais substancias são encontradas no leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana.

Alimentos verdes possuem grande quantidade de clorofila e Vitamina A, que podem auxiliar na prevenção de doenças e protegem o cabelo da ação do tempo e da poluição.

Os alimentos amarelos ajudam na manutenção do sistema nervoso e previnem algumas doenças no coração. Exemplos: Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco.

Alimentos marrons melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e previnem doenças cardiovasculares,  portanto é importante consumir Nozes, aveia, castanhas e cereais integrais.

Por fim, os alimentos arroxeados podem ajudar muito no combate ao envelhecimento. São exemplos deste tipo de alimento a uva, a ameixa, a beterraba e o repolho-roxo.


Dica de filme: "Sete Homens e um Destino"

Em um vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liberados pelo temido Calvera. Cansados de tais ataques, alguns moradores locais decidem viajar até a fronteira, onde encontram Chris e Vin, dois pistoleiros que estão dispostos a reunir mais cinco outros foras-da-lei que concordam, cada um por um motivo, a defende-los de Calvera.

O filme foi produzido em 1960 com a direção de John Sturges e tem duração de 128 minutos.


Dica de saúde: alimentação menos calórica nos dias frios

-Abuse das sopas e caldos quentes que possuem baixa caloria. Dê preferência para as feitas com legumes e temperos naturais para dar sabor.  Para engrossar as sopas adicione farelo de trigo. Não abuse dos acompanhamentos, tais como queijo, torradinhas e pão francês;

- Prefira o consumo de pão integral que são ricos em fibras que contribuem para o funcionamento do intestino e promovem mais saciedade, ou seja, faz com que não comemos muito;

- Troque o chocolate quente pelo chá ou leite desnatado. Chás são ótimas opções para aumentar a temperatura corporal, desde que adoçados com adoçante ou com mel.

- Abuse das frutas seja elas em preparações cozidas e as da estação como as laranjas e bergamotas, pois, são ricas em vitamina C, excelente para a prevenção de doenças por possuir substâncias antioxidantes;

- Beba muita água! Não esqueça a hidratação. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades quanto à hidratação continuam sendo as mesmas – em torno de 2 litros de água por dia (adultos e idosos);

- Escolha as carnes magras, como frango e peixe;

- Esqueça as frituras! Além de serem bombas calóricas, são ricas em gordura saturada, que estão entre as principais causadoras de doenças cardiovasculares.

Essas dicas foram retiradas de um texto da nutricionista Ligia Batiston.


Mensagem

Que o dia de hoje esteja trazendo o novo, a mudança e o grande vôo! Que o agora seja vibrante em nossos corações sem projeções futuras, sem memórias passadas.

Vamos experimentar o abandono dos pesos , vamos tentar ser como o pássaro que canta lá fora nesse exato momento, ser como a árvore que faz a sombra amena, como o sol que reflete vida a cada segundo.

Sintonizar o nosso eu nesse instante que está chegando, porque ele revela a única existência verdadeira e respira cheio de possibilidades reais. O instante de agora traz nele a mais pura semente germinável, aquela que é capaz de transformar todos os nossos conceitos condicionados.

Sentir o contato, o toque suave desse dia, fechar nossos olhos e tentar absorver o agora o entendendo como o grande presente da energia, percebendo a grandiosidade que nos é oferecida quando abrimos realmente os braços para recebê-lo sem tensões, sem as interferências da mente, sem os pensamentos que o anulam.

Recebê-lo com as portas do coração abertas e renascer, mergulhar, conhecer a consciência de ser na exuberância desse instante. Como borboletas que seguem em direção à Luz, que cada um de nós saiba abandonar os antigos casulos e voe em direção ao brilho da vida que está começando agora.



Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário