terça-feira, 27 de março de 2012

O consumo de água em Santa Cruz do Sul

Olá! Estamos voltando das férias!

Hoje o programa vai trazer uma entrevista sobre a importância de não desperdiçarmos água. Vamos falar com o Chefe da CORSAN da Unidade de Santa Cruz do Sul, Rogério Boza Medeiros.

Você vai ouvir também dicas de como cuidar de sua saúde neste dias de intenso calor. E ainda, uma sugestão de um filme brasileiro que está estreando, além de uma mensagem. Tudo isso e muito mais no programa de hoje!

O Papo Cabeça está no ar!


Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:



Dica de saúde: cuidados nos dias de muito calor

- Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.

- Use filtro solar, sempre.

- Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.

- Prefira uma alimentação leve: como frutas suculentas, saladas - e, é claro, um sorvetinho para refrescar.

-Mantenha-se hidratado, bebendo bastante líquido, a toda hora. Nem espere a sede chegar.

- Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Pois eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal.

- Facilite a transpiração usando roupas folgadas, de tecidos leves e claros.

- Uma boa idéia é incluir um chapéu ou boné no figurino.

- Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.

- Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.

- Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.

- Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.


Dica de filme: "Xingu"

O filme trata de uma história real acorrida nos anos de 1940. Três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando, 27 anos, Cláudio, 25, e Leonardo, 23 anos, os Irmãos Villas-Bôas, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste.

Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar em 1961 o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.

Na aventura, os Villas-Bôas conseguem passar pelo território Xavante, de índios corajosos e guerreiros sem nenhuma baixa de ambos os lados. Em seguida, deparam-se com os Kalapalos, os famosos e temidos que teriam matado o explorador inglês Percy Fawcett. Mas, apesar de toda a apreensão e ao contrário do que imaginavam, os irmãos ficam amigos do grande chefe Izarari, e se encantaram com a cultura e os costumes locais. Não previam ainda que ali viveriam a primeira tragédia de suas vidas: um surto de gripe, trazido por eles mesmos, que quase dizima toda a aldeia.

Ao recontar a saga dos irmãos, Xingu apresenta a luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros, traçando diálogo com problemas crônicos do processo de formação brasileiro. No elenco principal: Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat.

O Filme Xingu é uma aventura de produção brasileira, com 102 minutos de duração com direção de Cao Hamburger e estréia prevista para 06 de abril.


Receita: torta de liquidificador

Ingredientes:
- 1 ovo;
- 6 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo;
- 5 colheres (sopa) de queijo ralado;
- 1 pitada de orégano;
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
- 1/2 cebola;
- 1 xícara de chá de leite;
- 1/2 xícara de chá de óleo;
- o recheio pode ser carne picadinha, frango desfiado, sardinha refogada, linguiça acebolada, queijo e presunto.

Modo de Preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata, se ficar muito mole acrescente mais farinha de trigo, para adquirir consistência.
- Acenda o forno para pré-aquecer em temperatura média.
- Unte um pirex com óleo, derrame um pouco da massa para cobrir o fundo, depois acrescente todo recheio e cubra com o restante da massa e leve ao forno até dourar por cerca de 30 minutos.


Mensagem: provérbio árabe

Não digas tudo que sabes
Não faças tudo que podes
Não acredites em tudo o que ouves
Não gastes tudo que tem

Porque
Quem diz tudo que sabe
Quem faz tudo que pode
Quem acredita em tudo que ouve
Quem gasta tudo que tem

Muitas vezes
Diz o que não convém
Faz o que não deve
Julga o que não vê
Gasta o que não pode.



Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!

4 comentários:

  1. oi, pessoal o programa esta legal sobre a água um forte abraço em todos,saudades de vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paulo, nosso ex-colaborador!
      Desculpa a demora pra te responder. Muito obrigado pelo comentário e pelo abraço!
      Sucesso pra ti! Grande abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal como vocês estão? Bom estou passando por aqui pra agradecer sempre o carinho e a atenção de todos vocês! Meu voto é de 100% pela rádio e pelos colegas que ainda estão atuando... Um mega abraço a todo(a)s!!!
    Voltarei logo.
    Obrigado desde já!
    ASS>: Tálisson Carvalho

    ResponderExcluir