quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Autismo e o trabalho na Escola Luiz Schroeder

Olá!
Hoje o programa vai fazer uma entrevista sobre autismo, conversando com a equipe de professoras da Escola Luiz Schroeder. Quem veio bater um papo conosco foi a professora Vaneza Silva da Rosa, a supervisora Magda Mozzaquatro Rigue e a diretora Roseli Schmechel. E, desde já, deixamos o endereço e o telefone da escola, caso você tenha interesse: Rua Dona Flora, 206; telefone 3717-1234.

O programa vai trazer também uma dica de filme, uma receita de um suco diferente, e muitas dicas para ficar longe da intoxicação alimentar e ainda vai falar sobre a história da vida de Willian Shakespeare. Tudo isso e muito mais no programa de hoje!

O Papo Cabeça está no ar!


Bloco 1:


Bloco 2:


Bloco 3:



Dica de filme: "Na Ponta dos Pés"

O nome do filme é Na Ponta dos Pés. Ele conta a história de Carol e Steven um casal bonito e apaixonado. Feliz da vida, ela descobre que está grávida. A notícia é recebida com muita preocupação por Steven, que sempre escondeu um segredo. Com 1,84 metro de altura, ele é filho de anões e tem um irmão gêmeo, Rolfe, também pequenino, que acaba de chegar na cidade para um congresso. Steven tem enorme chance de ser pai de um filho anão. Agora ele terá que tomar uma decisão. Certamente a mais difícil de sua vida. Rolfe e Carol se tornam grande amigos.

O sofrimento da garota e a condição física do rapaz unem duas pessoas diferentes. Na Ponta dos Pés registra elogiadas interpretações do elenco de estrelas como Gary Oldman, Matthew McConaughey, Kate Beckinsale e Patrícia Arquette.

Então a dica é Na ponta dos Pés, um drama, lançado em 2003, produzido por EUA e França, com direção de Matthew Bright.


Receita: suco de laranja com banana e ameixa fresca

Ingredientes:
- 2 ameixas frescas sem caroços picadas;
- 1 banana-nanica média sem casca picada;
- 600 ml de suco de laranja bem gelado;
- 200 ml de leite integral bem gelado;
- 4 colheres (sopa) de leite condensado.

Para decorar: ameixa fresca.

Modo de Preparo:
Coloque no liquidificador as ameixas, a banana, o suco de laranja, o leite e o leite condensado. Bata por 1 minuto. Distribua a bebida nos copos e decore com ameixa frescas. Rende: 4 porções.


Dica de saúde: intoxicação alimentar

O calor finalmente chegou, e com ele também chegam alguns problemas comuns, talvez, o mais preocupante, seja a intoxicação alimentar.

Tal intoxicação, provocada pela ingestão de comida estragada, está entre as principais causas de internação hospitalar em todo o mundo. Além disso, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças transmitidas por alimentos provocam cerca de 1,5 bilhão de casos de diarréia, um dos sintomas da intoxicação alimentar. Os demais são mal-estar, dores de estômago, vômito e até febre.

Saladas de maionese, frutos do mar, verduras cruas e outros alimentos crus, que geralmente fazem parte do cardápio dos brasileiros, precisam ser preparados e refrigerados adequadamente. A falta de refrigeração da comida pode aumentar o risco de contaminação.

A intoxicação mais frequente se dá por três tipos de bactérias: salmonelas, clostrídios e estafilococos, e cada uma delas se desenvolve em um determinado tipo de alimento, produzindo um conjunto diferente de sintomas.

A mais comum dentre as três é a intoxicação por salmonela, que pode ser transmitida por qualquer alimento, mas é encontrada principalmente em ovos, leite e carnes. A combinação tempo e calor cria condições perfeitas para o crescimento das bactérias.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os cuidados com os alimentos começam na seleção feita nos supermercados até a forma como eles são servidos. Na hora da compra, não basta conferir o prazo de validade, é importante conferir também os registros, tanto no Ministério da Agricultura (no caso dos alimentos de origem animal e bebidas) como no Ministério da Saúde (alimentos especiais, como os funcionais e os diets). Além disso, é importante checar a temperatura de armazenagem e manter distância de latas amassadas.

Em casa, a geladeira nunca deve estar lotada, pois isso impede a circulação do ar entre os alimentos. Para evitar o contato com bactérias externas, os produtos precisam ser mantidos bem embalados ou tampados.

Seguem dicas preciosas para prevenir a intoxicação alimentar:
Mantenha a temperatura do refrigerador abaixo de 4 graus centígrados. Isto irá retardar o crescimento das bactérias. É ainda importante lembrar que o congelamento não mata as bactérias, mas o seu crescimento fica inibido em temperaturas extremamente baixas – mantenha o freezer com uma temperatura regulada entre 12 e 15 graus centígrados negativos.

Não deixe alimentos congelados degelarem por si – bactérias podem se desenvolver nos alimentos. É mais seguro degelar o alimento no forno de microondas ou colocá-lo sob água corrente.

Mantenha peixes, carnes, ovos e laticínios na geladeira até o momento de prepará-los. Alimentos fora do refrigerador, nos períodos de verão, têm o risco de apresentarem o crescimento da bactéria Salmonella, causadora de infecções gastrointestinais.

Alimentos que sobram de uma refeição devem ser congelados imediatamente, para consumo posterior, ou ser desprezados. Caso sejam guardados, deve-se procurar remover os acompanhamentos (como molhos), cobri-los e congelar imediatamente. Antes de servir novamente estes alimentos devem ser aquecidos à pelo menos a 70 graus centígrados. E lembre-se – na dúvida, não coma.

Sirva os alimentos (principalmente carnes e peixes) imediatamente após o cozimento – não aguarde mais de 2 horas para servi-los.
Utensílios usados devem ser lavados cuidadosamente antes de receberem novas porções, mesmo que seja do mesmo alimento. Todas as frutas e outros vegetais devem ser cuidadosamente lavados – saladas feitas de verduras que não foram lavadas podem ser causadoras de infecção.

O cozimento das carnes deve ser bem feito, mas não cozinhe em demasia – a superfície externa das carnes, quando queimadas, pode formar um composto capaz de causar o câncer.

Lave as mãos e utensílios de cozinha antes de preparar os alimentos. Facas utilizadas no corte de peixes ou carnes devem ser lavadas com água quente e detergente, antes de se iniciar o processo de preparo.
Coloque as esponjas de cozinha no forno de microondas por 30 a 60 segundos, ou use agentes antibacterianos na sua limpeza – isto ajuda a manter a cozinha livre das bactérias.

Alimentos comprados de ambulantes ou de barracas de praia são sempre arriscados, principalmente quando não se podem precisar as condições de higiene de seu preparo. Além disso, vendedores ambulantes de praia, com alimentos dentro de cestos expostos ao calor, correm o risco de estarem deteriorando devido ao tempo de exposição fora da geladeira.


Vida e obra: William Shakespeare

Willian Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

Ele nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor. Escreveu comédias como O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Muito barulho por coisa nenhuma. Escreveu dramas muito conhecidos como Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, O Rei Lear, Otelo e Hamlet, entre outros.

Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada pelos historiadores.

A GRAÇA DO PERDÃO

A graça do perdão não é forçada;
Desce dos céus como uma chuva fina
Sobre o solo: abençoada duplamente,
Abençoa a quem dá e a quem recebe;
É mais forte que a força: ela guarnece
O monarca melhor que uma coroa;
O cetro mostra a força temporal,
Atributo de orgulho e majestade,
Onde assenta o temor devido aos reis;
Mas o perdão supera essa imponência:
É um atributo que pertence a Deus,
E o terreno poder se faz divino,
Quando a piedade curva-se à justiça.

(SHAKESPEARE, O MERCADOR DE VENEZA)



Nós da Oficina de Rádio do Caps, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário!
Tchau e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário