quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dengue! Uma entrevista com o Coordenador da Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul.


Olá!
O Papo Cabeça entrevistou Leonardo Rodrigues, Coordenador do Combate à Dengue da Vigilância Sanitária, que nos falou sobre como anda o problema da Dengue em Santa Cruz do Sul.

Saberá mais sobre a importância da reciclagem do lixo, uma deliciosa receita de torta de frango com requeijão e vai conhecer um pouco mais sobre o indiano Mahatma Gandhi.

O Papo Cabeça está no ar!

Bloco 1:

Bloco 2:

Bloco 3:


A importância da reciclagem do lixo:

Você sabia que o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano? Valor muito pequeno se comparado aos Estados Unidos e Europa que reciclam mais de 40% do seu lixo.
De tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico.
O lixo é um problema recente, já que, há algumas décadas, o lixo era constituído basicamente por materiais orgânicos - facilmente decompostos pela natureza.
Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e o advento das embalagens descartáveis, o lixo tomou outra dimensão e sua "composição" também mudou.
Hoje, em vez de restos de alimentos, as lixeiras transbordam de embalagens plásticas que levam mais de 100 anos para se decompor.
Muitos desses materiais que são jogados no lixo podem ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo, assim, as enormes montanhas formadas nos lixões da cidade e, conseqüentemente, a degradação do meio ambiente.
Faça a sua parte! Comece agora mesmo separando o lixo seco de sua casa de todos os restos orgânicos, como restos de comida, erva mate, lixo do banheiro.
As pilhas e baterias não devem ser colocadas no lixo comum, devem ser devolvidas em locais de coleta como lojas especializadas,pois poderão contaminar o solo e a água e consequentemente causar doenças aos seres humanos.


Receita de Torta de frango com requeijão:

Ingredientes
- 1 filé de peito de frango;
- 1 lata de milho verde;
- 1 lata de ervilhas;
- 1 copo de requeijão cremoso;
- 1 copo de iogurte natural;
- batata palha;
- 1 maço de tempero verde;
- 1 sachê de molho de tomate;
- 1 lata de palmito;
- manteiga.

Modo de preparo:
Cozinhe e doure o filé de frango já temperado.
Desfie e refogue-o na manteiga e reserve.
Refogue o milho verde e a ervilha na manteiga e reserve.
Use o molho de tomate em uma panela, colocando o palmito picado juntamente com o cheiro verde picadinho, cebola e pimentão.
Em um prato refratário espalhe o requeijão misturado com o iogurte,depois milho e a ervilha, o frango desfiado e refogado na manteiga, o molho e por último, a batata palha.
Leve ao forno por 20 a 30 minutos, até o requeijão misturar com o molho.
O rendimento é de 8 porções.


Conheça um pouco mais sobre a vida de Mahatma Gandhi:

Mohandas Karamchand Ghandi foi um grande líder espiritual e pacifista indiano. Filho de pai político e mãe religiosa, Ghandi nasceu na cidade indiana de Bombaim, no dia 2 de outubro de 1869. Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Ao fim da adolescência foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito. Ao graduar-se advogado retornou para a terra natal, onde se tornou membro do Supremo Tribunal de Bombaim. Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado, onde atuou em defesa da minoria Hindu pela igualdade dos seus direitos.
Após atuar mais de vinte anos na África do Sul, Gandhi retorna à Índia, em 1914, com o firme propósito de defender seus ideais, onde deu inicio a campanha pela paz entre Hindus e Muçulmanos que se encontravam em constantes conflitos, para atuar, intensamente, contra o domínio Britânico na Índia.
Gandhi defendia a criação de um estado autônomo Indiano. Em função disto foi preso por diversas vezes pelos Britânicos.
Gandhi era contra a violência, defendeu as várias formas pacíficas de protesto como, por exemplo: passeatas, greves, jejuns e retiros espirituais. Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre Muçulmanos e Hindus. Porém, foi assassinado em Nova Délhi, em 1948, por um extremista Hindu. Gandhi no seu único e último suspiro, declarou o nome de Deus.
Diante de toda esta dedicação passou a ser chamado de Mahatma, que significa "grande alma".


Uma mensagem de Gandhi:

"A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos." (Mahatma Gandhi).

Agradecemos aos ouvintes e blogueiros pela companhia no ano de 2010 e neste início de 2011.
Entraremos em férias nesta metade de fevereiro e retornaremos em março.

Fiquem com Deus e
Abrassom

Nenhum comentário:

Postar um comentário