Olá!
O programa de hoje vai fazer uma entrevista sobre as Escolas Municipais de Educação Infantil com Simone Vogt, coordenadora das EMEIs de Santa Cruz do Sul.
O programa vai dar dicas de filme, de alimentação e músicas. Além disso, também vai falar sobre a importância das brincadeiras. Tudo isso e muito mais no programa de hoje!
O Papo Cabeça está no ar!
Bloco 1:
Bloco 2:
Bloco 3:
Dicas: brincadeiras com crianças e seus benefícios
Você sabia que as brincadeiras não são somente formas da criança se divertir, mas também são atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo e para o seu desenvolvimento? Brincando a criança testa e exercita suas capacidades por meio das experiências criadas durante a brincadeira, desenvolvem a linguagem, suas habilidades em dissolver conflitos; enfim, ela cria um mundo de faz-de-conta e através dele aprende a viver no mundo real. A brincadeira pode tornar-se ainda melhor com a participação do adulto. A presença dele é instigante, desafiadora, ele ainda pode enriquecer o momento com detalhes, ajudar com o esclarecimento de regras dos jogos, além de fazer com que a criança se sinta importante por um adulto estar brincando com ela.
Brincadeiras atreladas aos aspectos cognitivos costumam incluir números, charadinhas, requerem rapidez de pensamento e envolvem também o pensamento abstrato. Todas essas habilidades citadas igualmente são usadas na solução dos problemas de matemática, então através dos jogos, o professor está desenvolvendo em seu aluno as mesmas habilidades que desenvolve com um problema de matemática, só que de uma forma mais divertida.
Já as brincadeiras de faz-de-conta geralmente estão ligadas aos aspectos sociais. Nessas brincadeiras as crianças interpretam papéis de médicos, professores e outras atividades que adultos costumam exercer. Durante esse faz-de-conta as crianças praticam a linguagem, já que procuram falar como o adulto fala, elas aprendem a se organizar entre elas, assumem papéis de liderança e testam suas habilidades físicas, como correr, empurrar, subir, saltar.
Dica de Filme: "A Era do Gelo 4"
Manny, Diego e Sid embarcam em sua maior aventura depois de um cataclismo que define a separação dos continentes inteiros. Separados do resto da manada, eles usam um iceberg como um navio improvisado e são lançados em uma épica busca marítima. Manny e sua turma são desafiados como nunca antes para se tornarem heróis e fazer o impossível, como encontrar criaturas marinhas exóticas, explorar um admirável mundo novo e lutar com piratas implacáveis. Além disso, Scrat, o esquilo pré-histórico presente nos filmes anteriores, segue aparecendo nesta sequencia, na qual ele e sua avelã vão parar em lugares os quais ele nunca esteve antes.
O filme “A Era do Gelo 4 tem duração de 94 minutos e é dirigido por Steve Martino e Mike Thurmeier.
Dica de Nutrição: erros que comprometem hábitos alimentares das crianças
Cuide com as guloseimas. Escolha um dia da semana para oferecer, mas com moderação. Procure durante a semana seguir um Plano Alimentar mais saudável;
Ofereça de 5 a 6 refeições diárias, assim evitará as beliscadas fora dos horários;
Evite oferecer alimento como recompensa. Como por exemplo: coma todo o almoço para ganhar o sorvete. A impressão que se tem é que o sorvete é mais importante que almoçar.
Evite ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado. Ex.: coma a salada para ganhar o presente. Irá aumentar o ódio que a criança sente pelas saladas.
Evite substituir refeições. Ex.: não quer almoçar, então tome uma vitamina. Erro comum, se a criança conseguir uma vez, pedirá sempre;
Evitar brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade. Muito mimo é sinônimo de muita manha.
Não ceder ao primeiro “não gosto disso”: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou.
Evitar substituir refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
Cuidados com o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.
Mensagem:
O seu tempo é mágico.
Bruxas, fadas, duendes
povoam seus sonhos.
Na sua realidade
os brinquedos ganham vida
e tanta fantasia, às vezes espanta,
nos encanta.
De seu sorriso puro,
de sua ingenuidade,
a mentira não faz parte.
Você não tem vergonha
de extravasar sua sensibilidade.
Brinca,
pula,
grita,
chora,
reclama,
abraça,
faz graça,
não guarda rancor.
Não entende a dor,
o abandono,
pois você é amor.
Sonhe criança,
cresça,
mostre ao homem
que sua lição de verdade
pode conduzir à Fraternidade.
Nós da Oficina de Rádio do Caps II, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita.
Agradecemos também aos nosso parceiros da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul, 105.9 FM, que atendem pelo telefone (51) 3056-2994.
Deixe seu comentário! Tchau e até a próxima!
O programa de hoje vai fazer uma entrevista sobre as Escolas Municipais de Educação Infantil com Simone Vogt, coordenadora das EMEIs de Santa Cruz do Sul.
O programa vai dar dicas de filme, de alimentação e músicas. Além disso, também vai falar sobre a importância das brincadeiras. Tudo isso e muito mais no programa de hoje!
O Papo Cabeça está no ar!
Bloco 1:
Bloco 2:
Bloco 3:
Dicas: brincadeiras com crianças e seus benefícios
Você sabia que as brincadeiras não são somente formas da criança se divertir, mas também são atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo e para o seu desenvolvimento? Brincando a criança testa e exercita suas capacidades por meio das experiências criadas durante a brincadeira, desenvolvem a linguagem, suas habilidades em dissolver conflitos; enfim, ela cria um mundo de faz-de-conta e através dele aprende a viver no mundo real. A brincadeira pode tornar-se ainda melhor com a participação do adulto. A presença dele é instigante, desafiadora, ele ainda pode enriquecer o momento com detalhes, ajudar com o esclarecimento de regras dos jogos, além de fazer com que a criança se sinta importante por um adulto estar brincando com ela.
Brincadeiras atreladas aos aspectos cognitivos costumam incluir números, charadinhas, requerem rapidez de pensamento e envolvem também o pensamento abstrato. Todas essas habilidades citadas igualmente são usadas na solução dos problemas de matemática, então através dos jogos, o professor está desenvolvendo em seu aluno as mesmas habilidades que desenvolve com um problema de matemática, só que de uma forma mais divertida.
Já as brincadeiras de faz-de-conta geralmente estão ligadas aos aspectos sociais. Nessas brincadeiras as crianças interpretam papéis de médicos, professores e outras atividades que adultos costumam exercer. Durante esse faz-de-conta as crianças praticam a linguagem, já que procuram falar como o adulto fala, elas aprendem a se organizar entre elas, assumem papéis de liderança e testam suas habilidades físicas, como correr, empurrar, subir, saltar.
Dica de Filme: "A Era do Gelo 4"
Manny, Diego e Sid embarcam em sua maior aventura depois de um cataclismo que define a separação dos continentes inteiros. Separados do resto da manada, eles usam um iceberg como um navio improvisado e são lançados em uma épica busca marítima. Manny e sua turma são desafiados como nunca antes para se tornarem heróis e fazer o impossível, como encontrar criaturas marinhas exóticas, explorar um admirável mundo novo e lutar com piratas implacáveis. Além disso, Scrat, o esquilo pré-histórico presente nos filmes anteriores, segue aparecendo nesta sequencia, na qual ele e sua avelã vão parar em lugares os quais ele nunca esteve antes.
O filme “A Era do Gelo 4 tem duração de 94 minutos e é dirigido por Steve Martino e Mike Thurmeier.
Dica de Nutrição: erros que comprometem hábitos alimentares das crianças
Cuide com as guloseimas. Escolha um dia da semana para oferecer, mas com moderação. Procure durante a semana seguir um Plano Alimentar mais saudável;
Ofereça de 5 a 6 refeições diárias, assim evitará as beliscadas fora dos horários;
Evite oferecer alimento como recompensa. Como por exemplo: coma todo o almoço para ganhar o sorvete. A impressão que se tem é que o sorvete é mais importante que almoçar.
Evite ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado. Ex.: coma a salada para ganhar o presente. Irá aumentar o ódio que a criança sente pelas saladas.
Evite substituir refeições. Ex.: não quer almoçar, então tome uma vitamina. Erro comum, se a criança conseguir uma vez, pedirá sempre;
Evitar brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade. Muito mimo é sinônimo de muita manha.
Não ceder ao primeiro “não gosto disso”: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou.
Evitar substituir refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
Cuidados com o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.
Mensagem:
O seu tempo é mágico.
Bruxas, fadas, duendes
povoam seus sonhos.
Na sua realidade
os brinquedos ganham vida
e tanta fantasia, às vezes espanta,
nos encanta.
De seu sorriso puro,
de sua ingenuidade,
a mentira não faz parte.
Você não tem vergonha
de extravasar sua sensibilidade.
Brinca,
pula,
grita,
chora,
reclama,
abraça,
faz graça,
não guarda rancor.
Não entende a dor,
o abandono,
pois você é amor.
Sonhe criança,
cresça,
mostre ao homem
que sua lição de verdade
pode conduzir à Fraternidade.
Nós da Oficina de Rádio do Caps II, que realizamos o Papo Cabeça, agradecemos a sua visita.
Agradecemos também aos nosso parceiros da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul, 105.9 FM, que atendem pelo telefone (51) 3056-2994.
Deixe seu comentário! Tchau e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário